sábado, 16 de junho de 2007

Não nasci para viver em uma caixa

Foto by Mimi Foureaux

Hoje acordei com um estranho sentimento...
Sentimento esse que perdurou durante todo o dia...
Acompanhou a minha tarde e noite... resolveu fazer morada em meu ser.
Comecei achar interessante, e a gostar ao mesmo tempo.
A ter sensações novas e novidades de vida começaram a brotar no âmbito das ideias e sonhos.
Pedi ao sentimento para não mais se afastar, a fazer morada eterna, a ser meu e que através de mim, muito pudessem receber a satisfação de te-lo por inteiro, inundando suas vidas e mudando tudo radicalmente.
E ele disse sim, serei seu, e de você, será de muitos...
Para ter basta querer, abrir o coração para receber, expandir a mente para que tudo isso possa crescer, estender os braços para compreender que não se pode abraçar o mundo, muito menos controlar o que não se tem mas, podemos voar, e voar ainda mais alto, com as asas que adquirimos apartir do momento que abandonamos o peso da limitação, do negativismo, da indiferença, da impossibilidade. Podemos voar quando confiamos que somos mais do que esperávamos, maiores do que pensávamos, e merecedores de uma vida plena e de paz.
Bem vinda paz interior, obrigada por escolher fazer morada !

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Cada macaco no seu galho...

Foto by Renata Carvalho
Marina Colassanti....
Essa escritora é peça chave em minha vida! Lembro que li um texto seu, foi o meu primeiro contato com sua obra aos 15 anos, "Eu sei mas não devia". Esse texto falou muito forte a minha alma e mudou a minha maneira de ver o mundo, as pessoas e todo esse sistema que estamos imersos e que querendo ou não somos co-participantes.
Hoje foi um dia de privilégios para mim. Primeiro por ter visto pessoalmente, a autora que promovia asas a minha imaginação, e contribuía para que meus pensamentos criassem vida, através de suas palavras bem escritas. E ouvi-la recitar seus próprios contos foi simplesmente perfeito.
A foto foi totalmente na surdina pois não era permitido fazer imagens, e perder essa chance ? JAMAIS.
Foi um dia que eu programei, organizei, foi um dia que as coisas não fluíram exatamente como esperava mas, aconteceu dentro do que queria... sim foi um bom dia mas, um fato muito interessante ocorreu que acho que deve ser exposto pois sei que daqui algum tempo, ao ler esse mesmo post, vou conseguir analisar tudo com uma outra perspectiva.
Tenho um amigo, amigo esse que tenho uma enorme admiração pela sua inteligência brilhante, seu conhecimento sobre o mundo e as pessoas, alguém que sempre vê o lado bom da vida e daqueles que fazem parte de seu mundo. O admiro profundamente. Um amigo que ao mesmo tempo que expor meus defeitos e imperfeições, mostra aquilo que tenho de melhor. Alguém que se possível manteria ao meu lado e em minha vida.
Sempre soube que seus sentimento pela minha pessoa, iam alem de uma amizade. Um amor romântico sempre foi acoplado ao seu olhar quando o mesmo se dirigia a mim, seus gestos de carinho e afeto, por mais que existisse o respeito e a amizade, por trás disso, havia um homem tentando seduzir uma mulher.
Okay, vou parar de intelectualizar o meu texto e falar em bom e claro português: meu amigo esta afim de mim e eu não estou afim dele. Pronto.
Só que para a minha surpresa, o ego ferido de alguém ou seria o orgulho, não sei mas, quando o sentimento não é correspondido, a frustração e a decepção toma uma proporção tamanha que chega a uma dimensão de raiva pelo outro. A única coisa que sei: ao não permitir ser beijada pelo amigo, primeiro por ser uma situação nada a ver, e segundo porque eu não estava nem um pouco afim, o camarada em questão, alem de fechar a cara como uma criança mimada, não falou mais comigo o resto da noite, não olhou para mim, alem de rejeitar a minha presença em um convite que recebi, de ir a um evento com ele: "não, a Renata não vai" , estou com a leve sensação de que esse amigo se encontrará no hall daqueles que um dia fizeram parte da minha historia.
Uma coisa sei: amigo é amigo, ficante é ficante, namorado é namorado e por ai vai.... cada um na sua, cumprindo o seu papel nessa farsa se sociedade que vivemos.
Infelizmente sou alguém que vai radicalmente na contramão desse sistema, aprendi que sou alguém de muito valor a ponto de não sujeitar a trocar caricias e depois dá tchau, se eu não estou afim, é tchau mesmo, minha boca não é publica, não sou adolescente para viver a base de desejos hormonais, quero mais do que isso... gosto de historias longas e não contos de uma lauda, ou de 10 minutos, gosto de historias bem elaboradas e construídas com árduo trabalho mutuo, e projetando um final feliz e com ambas as partes vivendo juntas.
Acredito em contos de fadas ? Sim...
Sonho com o que seja eterno em quanto dure? Sim....
Não brinco com meus sentimentos, portanto não permito que brinquem com eles. Se alguém sente magoado pelo simples fato de eu ter escolhido seguir as minhas escolhas e o que penso ser o melhor para mim... só duas coisas a declarar: essa pessoa não me merece, e se quiser me aceitar e ser meu amigo, saiba que minha boca é intima e não publica e quem manda nela sou eu !

quinta-feira, 14 de junho de 2007

De sua mão mas, não acorrente a sua alma !

Foto by minha flor: Mimi Foureaux
Realmente é melhor ser alegre do que ser triste...
Uma adorável amiga paulista disse algo muito interessante: coisas boas, atraem coisas boas.
Vicky você tem razão. Hoje em dia é muito normal pessoas passarem por momentos de depressão e melancolia, sei na pele o que é isso, tinha todas as razões do mundo para isso: falecimento de um pai, estar em um país sem se sentir parte do mesmo. O mais incrível que após a aula de um mestre, pude comprovar isso em minha vida: aquele que não tem meta, foco, realmente se deprime. Bom ainda não achei o meu foco, objetivo na vida, ainda quero e preciso viajar com urgência mas, o melhor a ser feito, é fazer com que a realidade seja doce e que o dia a dia, mesmo contrario a minha vontade, sejam dias de vida e não de pranto.
Essa foto foi um see you later para algumas coisas na minha vida, e um welcome para as coisas que preciso trazer a memoria: o que aprendi, aquilo que superei, as áreas que cresci e o quanto eu era livre, livre de mim...
Sou intensa, dramática, tragicomica, uma atriz nata, totalmente exagerada, como coloquei no about me, quando me entrego atiro... e atiro de cabeça mesmo, é 8 ou 80, com uma intensidade que as vezes causa espanto mas, ao mesmo tempo, se resolvo recuar, ao tomada essa decisão, não volto atrás...
Gosto de servir as pessoas, de ama-las, ser amiga, me entregar mas, sempre as amo infinitamente menos do que sou capaz. Austrália me ensinou algo: dê a sua mão mas, jamais acorrente a sua alma. Estendo as mãos para o mundo mas, sou livre, portanto meus caros, contem comigo, com minhas mãos estendidas mas, não ousem acorrentar a minha alma ou brincar com meus sentimentos e coração...
Sou extremamente doce mas, venenosa quando tentam me atingir. Não suporto mensagens subliminares, desculpas esfarrapadas, ficar em cima do muro... As pessoas precisam aprender a usar uma mascara somente, a de cinismo fazer de conta algo que não é de verdade, ou a de "some da minha vida por esse e esse motivo"... Nesse mundo, todos usamos mascaras de convivencia, sem elas ficamos na periferia do convivio social. Muitas vezes usamos as pessoas não por maldade ou por que somos crueis, simplesmente pelo fato de precisar disso para viver! Mas, cozinhar relacionamentos em banho maria só faz com que as coisas dissolvam de maneira gradativa, gerando ansiedade, questionamentos que o outro não responde, ou quando o faz são com subtextos sempre se esquirvando da verdade. Jogue agua para apagar o fogo, ou mais lenha e acabe tudo de vez. A vida fica mais simples !
Resolvi ser feliz, sim, cansei de ser vitima das minhas próprias mazelas e isso passou a me gerar aversão as vitimas, pois no final da historia, ainda que elas acabem bem, jamais perdem o semblante de sofrimento e tristeza, pois as rugas de expressão se tornam tão profundas que chegam a alma.
E a minha alma.... ah essa é livre e sem marcas !

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Ainda é tempo...

Foto by Renata Carvalho
Ainda é tempo de voltar...
Ainda é tempo de recomeçar..
Ainda é tempo...
Retoma de onde ouve um abalo...
Retoma de onde ouve uma queda...
Retoma de onde ouve uma derrota...
Retoma o teu caminho...
Retoma o teu lugar...
A porta permanece ainda aberta
Nao fique esperando, pode entrar
Na hora, o confronto doi, mas cura
Aceite a correçao, aceite o amor...
Aceite o perdão, aceite a graça..
Receba a correção, receba o amor
Receba o perdão, receba a cura
Respire fundo e recomeçe agora
Reconstruindo os muros e o altar
Não deixe que te roubem a coroa
Aceite a correçao..... receba a cura !
Música da minha doce Ludmila Ferber.. Ainda é Tempo

terça-feira, 12 de junho de 2007

Happy Valentine's day ?

Foto by Renata Carvalho
Alguém por favor pode me explicar ??
Tipo, as pessoas alem de me descrever como insensível e radical, acham, que eu acho, que datas comemorativas são fúteis.
Sim, acho que são pateticas e se você pensa que sou assim, acabou de dar um enorme passo na grande caminhada rumo ao desconhecido: eu !
Razoes pelas quais considero datas fúteis:
1) Uma lojista em dividas resolve "criar"o dia das mãe com o intuito de tirar as suas contas do vermelho. Alem de conseguir isso, promove a cada ano a alegria dos comerciantes no mês de maio, mês esse que após a galera detonar tudo no Carnaval com cerveja e micaretas (oh mau gosto), e em bacalhau do Porto (52 reais o kilo) na semana santa em Abril, no mês de maio entram no cheque especial para comprar o presente que a mamãe merece ! Detalhe da hipocrisia: tem filhos de ignoram suas mães o ano inteiro mas, no lindo domingo alimentado pela midia, compram um super presente pois a mamãe merece.
2) Após as "ferias"de Julho, o que levaria as pessoas a comprarem em Agosto? Ainda estão pagando os juros acumulados do Carnaval mais o presente das mães, que razão lógica teria em gastar mais ? DIA DOS PAIS ! Pois você tem o melhor pai do mundo e tem que mostrar isso a ele! Como? Seguindo os apelos da midia e detonando o limite do cartão.
3) Ate a chegada do Natal, como segurar o faturamento do comercio ? Vamos alegrar nossas crianças e encher os accionistas da Matel, sacando seu Mastecard, Visa, Amex e cia...
4) Natal a gente nem comenta pois acho que Jesus deve ate chorar em ver meio mundo morrendo de fome e o resto caindo no "pecado" da gula.
5) O mundo inteiro celebra o dia dos namorados no dia 14/2. Por que razão só no Brasil essa data é celebrada em 12/6 ? Segundo uma doce amiga de Salvador: namoros terminam em Novembro por causa das ferias de verão e Carnaval, e retornam em Abril quando começa o frio. Pensem: carnaval o povo cai na carne de cabeça, se comemorassem mais essa data fútil na época que poucos namoram, que lucro o comercio teria ? Mas, ao coloca-la no periodo do ano que bate aquela vontade de ficar em casa, ver um filminho com pipoca, nada melhor que um cobertor de orelha, e ai??? Compre, gaste, mostre ao seu amor o quanto você o ama !
Sim, sou radical, obrigada.... e não me venha com sensacionalismo baixo de que se tem que demonstrar amor, afeto. Faça isso quando não se tem a midia te induzindo a fazer algo, e as vezes, ser quem não somos.
E só para terminar: melhor dia dos namorados é celebrar o amor próprio, e esse, esse ninguém compra !

segunda-feira, 11 de junho de 2007

New stations

Foto by Renata Carvalho
Colly esta gerando insonia na minha vida...
Minha fofa esta dormindo na cama comigo, só que ela é extremamente folgada e acha que a cama é só dela, sobrando para mim, um espaço mínimo, gerando um desconforto tamanho que está impossibilitando o meu sono. Mas, o que não fazemos por amor...
Hoje é níver de Rafa, não coloquei a foto aqui pois já postei no meu fotolog. Queria relatar o que foi para mim o aniversario de Rafa.
Após muito brigar no detran, ir a uma consulta com Dr. Rodrigo e ganhar de presente mais 30 sessões de fisioterapia, fui fazer comprar para aliviar meu stress. Sim, comprar roupas me ajuda a acalmar, é um "prozac" a curto prazo pois, quando a fatura do cartão chega, bye bye alegria.
Feliz e saltitante com roupas novas, comecei a pensar em como chegar a casa de Rafa... a brilhante e tão nostálgica ideia ?? Trem ! Ahhhhhh quanto tempo não entro em um trem, meu Deus a emoção de girar a catraca e ouvir o barulho dos trilhos, é como uma explosão de fogos em minha alma ! Subi a plataforma saltitante, ao contemplar o trajeto e as estações, que tristeza em perceber que o trem não abrange nem metade da cidade. Mas, tudo bem, o trem vai ate a casa de Rafa. Como faltou alguns monitores de tv mostrando a rota do trem bem como o destino, e aquela voz familiar: The next train going to Seven Hills, Castle Hills, Paramatta.... ahhhhh quanta saudades !! Entrei, acomodei em uma poltrona e fui admirando o interior do vagão. Minha imaginação chegou até o outro lado do mundo, e nas inumeras vezes que utilizei diversos trens para fugir da rotina, da dura realidade, matar aula, have a lot of fun, ou visitar antigos amigos...
Desci na estação e estava tão perdida em meus pensamentos que fiquei fisicamente perdida, sem nenhum senso de direção, sem saber onde estava e para onde ia !!! Apos muito caminhar cheguei a casa de Rafa, dei uma volta imensa sem analisar que a casa dele fica exatamente atras da estação. Fui caminhando até outra estação e tive que retornar a mesma...
Ai ai, eu e minhas manotas, mas, o importante foi dar um abraço em Rafa, rever toda sua família e as nossas historias...

domingo, 10 de junho de 2007

Esse tal inconsciente viu !

Foto by Renata Carvalho - self portrait
Ai acho que estou falando tanto que preciso viajar, que quero viajar, que sonhei noite passada que estava fazendo um super cruzeiro pelo litoral brasileiro.
Oh esse inconsciente viu. Sim, preciso viajar, agora é fato consumado. Recebi uma mega proposta de trabalhar por 20 dias em Porto Seguro como interprete, A VIAGEM TODA PAGAR, hotel, avião, mas, não posso ir pois terei uma semana inteira de aulas de Jornalismo Literário... ai falo nada viu, realmente a felicidade bateu na minha porta, deu nome e sobrenome, e disse tchau ! Ah nem viu...
Domingo somente viajando na maionese total...